Shaman King Br

Shaman King Br

Frases em destaque

  • “Para tudo se dá um jeito”
  • “Os humanos só podem revelar seu verdadeiro potencial durante uma situação absolutamente crítica”
  • “Ninguém pode prever o futuro, por isso é inútil temer o desconhecido.”
  • “Não há necessidade de hesitar, mesmo sem qualquer força, você irá encontrar as respostas que procura depois que seguir em frente”
  • “Para tudo se dá um jeito”

Biografia – Lyserg Diethel

Antes do Shaman Fight:

Lyserg Diethel nasceu na Inglaterra em 1986. Seus pais eram o famoso detetive Liam Diethel e Jane Diethel, que vinha de uma família aristocrática. Liam usava radiestesia em suas investigações e ajudava o jovem Lyserg a se tornar um grande investigador. Em seu sexto aniversário, enquanto procurava por seu presente, o espírito guardião Morphin, Asakura Hao apareceu em sua casa e matou seus pais em um incêndio, pois eles recusaram sua proposta de se juntar ao seu grupo. Lyserg chegou em casa a tempo de testemunhar a morte de seus pais e tentou enfrentar Hao. Infelizmente, ele não conseguiu e Hao o chamou de insignificante. Essas palavras marcaram profundamente Lyserg, levando-o a desejar se tornar mais forte.

 

Após a morte de seus pais, Lyserg foi morar com seu avô, pai de Jane. Embora seu avô tentasse treiná-lo, sendo bastante severo, Lyserg se recusava a aprender sobre radiestesia e xamanismo com qualquer outra pessoa que não fosse seu pai, seu ídolo. Um dia, ele viu seu avô chorando enquanto olhava uma foto de seus pais. Foi nesse dia que Lyserg jurou treinar duro para se tornar forte e vingar a morte de seus pais.

Em determinado momento, seu avô morreu e ele foi acolhido por um homem de classe alta chamado Oknox, onde conviveu com um garoto chamado Wat Hudson. Porém, posteriormente foi descoberto que Oknox estava em um esquema de tráfico humano. Oknox matou Wat, e quase matou Lyserg, mas foi morto por Hao. Após isso, Lyserg viajou pela Inglaterra em busca do assassino de seus pais.

 

Durante o Shaman Fight:

Lyserg entrou no Shaman Fight com o objetivo de se tornar mais forte e matar Hao para vingar seus pais. Ele passou a segunda fase do Shaman Fight procurando por companheiros poderosos que pudessem ajudá-lo em seu objetivo, até encontrar Yoh e os outros, que passaram em seu teste. Lyserg se juntou ao grupo, mas durante sua jornada, percebeu que, apesar de ter se tornado amigo deles, eles não entendiam seu desejo de vingança e não o ajudariam nisso. Foi então que ele conheceu os X-Laws, um grupo de xamãs fortes que estavam unidos com o único propósito de matar Hao, acreditando que ele era a fonte de todo o mal na humanidade. Lyserg decidiu se juntar a esse grupo quando chegaram à Vila Patch, tornando-se parte do Time X-I, composto pelo Comandante dos X-Laws, Marco, e pela Líder dos X-Laws, Iron Maiden Jeanne.

 

Mesmo no grupo dos X-Laws, Lyserg não deixou de ser amigo de Yoh e dos outros. Ele teve dificuldade em se encaixar com os X-Laws, pois não conseguia matar pessoas que ele acreditava serem inocentes. Afinal, a única pessoa que ele queria matar era Hao. Lyserg teve dificuldades para se ajustar a Marco no início, o que preocupou Yoh. Yoh até foi verificar isso com o xamã inglês, preocupado com a forma como os X-Laws tratavam Lyserg. E Yoh tinha razão em se preocupar, pois não demorou muito para que Marco aparecesse e castigasse Lyserg por ter saído da cama. Mesmo assim, Lyserg nunca deixou de ser amigo de Yoh e dos outros durante o mangá. Quando Yoh desistiu do Shaman Fight para salvar Tao Ren, Lyserg chorou por seu amigo. E quando Chocolove estava em perigo, Lyserg não hesitou em se unir aos outros para salvá-lo.

 

Pouco antes da batalha contra o Golem, que colocou a vida de Chocolove em risco, Lyserg finalmente recebeu seu anjo dos X-Laws, Zelel, tendo agora dois espíritos guardiões. Quando Yoh perguntou sobre Morphin, Lyserg disse que nunca abandonaria a fada que seu pai lhe havia dado. Lyserg esteve presente quando Yoh tentou voltar ao Shaman Fight e quando a verdade sobre os X-Laws foi revelada. No entanto, ele não abandonou Iron Maiden Jeanne e Marco, ao contrário dos outros membros sobreviventes dos X-Laws. Quando Iron Maiden Jeanne e Yoh alcançaram uma certa paz entre eles, Lyserg finalmente encontrou paz interior, não precisando mais se preocupar com a quem deveria ser leal. Ele finalmente pôde ser ele mesmo dentro da organização e Marco deixou de ser tão duro com ele.

Durante seu treinamento no inferno, Lyserg se tornou o segundo mais forte dos Cinco Guerreiros, ficando atrás apenas de Chocolove. Seu novo Oversoul usava tanto Morphin quanto Zelel e era um Oversoul de fogo, simbolizando seu intenso desejo de vingança.

Durante a batalha contra os Patches, Lyserg recebeu o Spirit of Fire (Espírito do Fogo) de Hao e o utilizou contra o Shaman King na batalha final. Além disso, ele finalmente conseguiu ver seus pais novamente e, junto com os outros, derrotou o coração de Hao.

 

Após o Shaman Fight:

Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu com Lyserg após o Shaman Fight. No entanto, é razoável presumir que ele tenha retornado à Inglaterra e se tornado um detetive, assim como seu pai, conforme seu desejo. Como os outros, ele prometeu a Hao que tentaria tornar o mundo um lugar melhor, o que reforça ainda mais a ideia de que ele se tornou um detetive.

 

Personalidade:

Lyserg é um jovem calmo, um tanto alegre e inteligente. Na verdade, ele é o mais inteligente dos Cinco Guerreiros e provavelmente um dos personagens mais inteligentes do mangá. No entanto, no início da história, ele age muito por seus sentimentos quando algo é mencionado sobre seus pais ou sobre Hao. Isso, na verdade, foi uma das coisas que causou problemas para ele com os X-Laws, pois seu coração não o permitia matar pessoas que ele considerava inocentes. No entanto, no final do mangá, ele se torna mais racional, buscando planejar e analisar situações. A única exceção é quando se trata de Hao. Lyserg é obcecado durante toda a história com a ideia de matar o Onmyouji.

 

Escrito por Smart Angel

 

 

Biografia completa (formato wiki)


Aparência

Lyserg tem uma aparência muito andrógina, sendo confundido com uma garota por Umemiya Ryunosuke em seu primeiro encontro. Ele tem cabelos verdes claros e olhos verdes, herdados de seu falecido pai.

Lyserg veste-se de maneira semelhante ao seu falecido pai. Ele usa uma capa verde com forro amarelo, uma camiseta branca com uma gravata branca dobrada e calças pretas, além de sapatos de couro pretos.

Depois que Lyserg se junta aos X-Laws e jura lealdade, ele recebe um uniforme novo clássico semelhante aos outros membros. O uniforme de Lyserg possui uma saia completamente aberta e um par de shorts brancos e botas pretas, com as pernas à mostra. Quando não está usando seu uniforme dos X-Laws, ele veste uma camisa branca com mangas dobradas, uma gravata preta, shorts pretos e uma bandoleira para sua derringer.

Após treinar no inferno, ele descarta seu uniforme dos X-Laws e passa a usar roupas semelhantes às originais, exceto que agora ele usa uma capa preta com forro verde escuro e shorts pretos. Ele usa uma camisa branca com mangas dobradas, uma gravata branca dobrada e botas longas verdes escuras.

 

Personalidade

Asakura Hao matou os pais de Lyserg quando ele era jovem e desde então ele busca vingança contra Hao. Ele geralmente tem um coração bondoso, embora tenha as qualidades de um anti-herói. Seu objetivo é se vingar de Hao e se tornar um grande detetive, assim como seu falecido pai. Lyserg tem um ódio profundo e apaixonado por Hao e se irrita ao ver ou mesmo ouvir falar dele. Ele também adora ler histórias de detetive e mistério.

Inicialmente, Lyserg se une a Asakura Yoh e seus amigos, mas depois se junta aos X-Laws, um grupo dedicado a destruir Hao. Quando Lyserg se junta a eles, ele está incerto sobre os métodos que os X-Laws usam para eliminar Hao. Embora Lyserg nutra um ódio profundo por Hao, sua bondade e as filosofias e personalidades de Yoh o impedem de cruzar a linha.

 

Habilidades

Lyserg é um adivinho, uma pessoa que é capaz de encontrar uma pessoa ou pessoas usando suas habilidades especiais. Lyserg usa seu Pêndulo de Cristal para adivinhar e até mesmo para controlar espíritos. Ele passou por um treinamento no inferno que lhe deu o poder necessário para enfrentar Hao. Pascual Abaj o chama de o mais astuto dos cinco guerreiros e ele é o segundo mais forte entre os cinco.

Enquanto luta através das Plantas, é revelado que o Furyoku de Lyserg é cerca de 115.000, o que lhe dá a terceira maior reserva de Furyoku entre os Cinco Guerreiros Elementais.

 

Objetos

Espíritos Guardiões:

Seu primeiro espírito guardião é conhecido como Morphin (Morphea na versão em inglês do mangá; Chloe na versão em inglês da série de anime e jogos de vídeo). Morphin é o espírito que tem sido transmitido de geração em geração na família Diethel. Sabe-se que ela é o espírito de uma flor de papoula, que é um espírito da Terra. Quando Lyserg tinha apenas seis anos, ele foi submetido a um teste para provar suas habilidades de adivinhação. Ele teve que encontrar a chave da gaiola, que estava prendendo Morphin dentro. Para que Morphin se tornasse o guardião espiritual de Lyserg, ele tinha que destrancar sua gaiola. Embora a tarefa de encontrar a chave fosse bastante difícil, ele conseguiu encontrá-la dentro do Big Ben, o famoso relógio da torre.

O segundo guardião espiritual de Lyserg é o Arcanjo Zelel, um Arcanjo mecânico que funciona com o Motor de Anjos. Os Arcanjos foram modelados com base em carros esportivos, sendo Zelel um Lotus Elise. Um dia, Marco começou a se perguntar onde estavam as lealdades de Lyserg e decidiu que era hora de dar a ele uma nova arma. Marco confiou a ele Zelel, querendo que ele entregasse a justiça com ele. Lyserg usou esse espírito pela primeira vez ao salvar Usui Horokeu dos seguidores de Hao.

Lyserg posteriormente fundiu tanto Morphin quanto Zelel para formar seu Oversoul de armadura, Mastema Dolkeem, sintonizando seu Furyoku com o elemento do fogo. De acordo com Lyserg, Mastema Dolkeem foi criado para impedir que seu ódio se apoderasse de sua vida, e não para lutar contra Hao.

“Meu Mastema Dolkeem não foi criado para você. O motivo por trás deste O.S… Sim! Eu só queria impedir que o fogo do meu ódio queimasse minha alma!”

-Lyserg Diethel para Asakura Hao sobre sua nova forma de Oversoul.

Lyserg também é um dos cinco guerreiros escolhidos por Sati Saigan. Depois que Hao começa a se unir com o Grande Espírito, ele envia o espírito de Redseb Munzer, com o Espírito do Fogo, para Lyserg e seus amigos, finalmente dando a Lyserg o Espírito do Fogo.

 

História

Passado

Lyserg nasceu em 17 de maio de 1986 em Londres, Inglaterra, e foi criado por seu pai, Liam Diethel, para se tornar um radiestesista. Um dia, ele foi submetido a um teste para herdar o espírito guardião de seu pai, Morphine. Depois de ter sucesso, Lyserg voltou para casa para contar ao seu pai, apenas para encontrar Hao parado sobre os corpos queimados de seus pais. Hao se prepara para sair, mas Lyserg o impede. Lyserg tenta usar Morphine, mas não consegue fazer nada devido à sua inexperiência. Pouco antes de Hao nocautear Lyserg, ele agarra o pêndulo de seu pai. Lyserg é eventualmente resgatado pelos bombeiros locais e cresce com seu avô materno.

Seu avô eventualmente morre e Lyserg é acolhido pelo rico Oknox, onde ele vive junto com um menino chamado Wat Hudson. No entanto, Oknox é revelado como traficante de pessoas e, depois de matar Wat, tenta matar Lyserg. Lyserg sobrevive ao tiroteio enquanto Oknox é morto por Hao. Lyserg então viaja por toda a Inglaterra em busca de quem incendiou sua casa e matou seus pais.

Lyserg foi aprovado pelo Oficiante Patch, Blon, e seu teste de qualificação ocorreu nos telhados de Tóquio. Foi difícil para Lyserg rastrear Blon, mas eventualmente Morphine o encontrou e o atingiu, permitindo que Lyserg entrasse nas Shaman Fights.

Viagem pela América

Lyserg aparece pela primeira vez fazendo radiestesia para outras pessoas que também estão procurando a Vila Patch. Isso fez com que seu pêndulo apontasse para o local onde Asakura Yoh e seus amigos estavam hospedados. Quando o grupo se prepara para partir no dia seguinte, ele aparece e pede para esperarem. Pensando que ele é uma garota, Umemiya Ryunosuke fica imediatamente interessado nele.

Lyserg então faz uma apresentação completa sobre si mesmo e pede para se juntar ao grupo, ao qual Yoh cumprimenta educadamente, causando choque em Horohoro e Tao Ren. Após um breve debate sobre ele entre Horohoro e Ren, Ryu nota surpreendentemente que Ren se refere a Lyserg como “ele” e pergunta se Lyserg é um rapaz, ao que Lyserg abaixa suas calças e mostra a eles a prova, assustando Yoh e o grupo. Lyserg então explica suas habilidades de radiestesia e revela seu espírito, Morphine.

Após uma briga entre ele e Horohoro, Horohoro se prepara para atacar Lyserg com seu snowboard, e Lyserg mostra seu Oversoul e ataca Horohoro, que desvia. Horohoro revela seu próprio Over Soul, mas o Pendulum Over Soul aparece ao lado dele, com a ponta do pêndulo bem na sua cara. Ren se prepara para cortar o fio com seu próprio Over Soul totalmente carregado, mas Lyserg facilmente incapacita tanto Ren quanto Horohoro cortando-os com o fio e esmagando seus médiums. Yoh rapidamente intervém e diz que quer levar seus amigos para o hospital, afirmando que não terá piedade se Lyserg ficar em seu caminho. Perdendo sua calma, lembrando de como encontrou seus pais mortos por Hao em casa, ele rapidamente ataca Yoh, apenas para ter seu pêndulo parado pela ponta de Harusame e posteriormente destruído por Amidamaru em seu Over Soul completo.

Yoh e Ryu então saem para levar Horohoro e Ren ao hospital, mas Lyserg revela outro Crystal Pendulum e ataca com toda a força. Prendendo seu pêndulo em um outdoor próximo, Lyserg salta acima de Yoh e cria o Big Ben Wire Frame, ameaçando rasgar completamente Yoh. No entanto, ao ver que o rosto de Yoh é tão parecido com o de Hao há tantos anos, Lyserg perde o controle e permite que Yoh destrua o ataque. Yoh encerra a luta dando um soco no rosto de Lyserg, mas ainda permite que ele se junte ao grupo.

O grupo finalmente chega ao que deveria ser a Vila Patch e encontra as Equipes “Tsuki-Gumi” e “Kaze-Gumi”. Ao ouvir que eles são seguidores de Hao, Lyserg se prepara para matá-los, mas Yoh o impede. Depois de uma pequena discussão com Boris Tepes Dracula, que envolve Boris matando seu próprio companheiro de equipe, Boris aparece atrás de Lyserg e o morde, transformando-o em um vampiro. Mais tarde, é revelado por Amidamaru que ele está possuído pelo espírito guardião de Boris, Blamuro, o Caçador de Vampiros.

Eventualmente, eles conseguem libertar o espírito guardião de Boris e libertar Lyserg. Ryu derrota Boris e ele desmaia, mas Lyserg o salva de cair. Os X-Laws então aparecem para matar Boris, deixando Lyserg impressionado com seu poder. Quando os X-Laws saem, Lyserg pensa em como eles são incríveis. Como agradecimento a Yoh por salvá-lo, Bill Burton lidera o grupo pelas cavernas subterrâneas até que a presença do Grande Espírito faça todos desmaiarem devido à alta quantidade de energia espiritual.

Lyserg é visto em uma sala vazia se recuperando do Grande Espírito. Ele encontra seu caminho para fora ainda chorando e encontra Marco Lasso. Os X-Laws convencem Lyserg a se juntar a eles e, juntamente com Marco e Iron Maiden Jeanne, Lyserg forma a Equipe “X-I”. Os dois meses seguintes passam sem grandes eventos, com Lyserg aprendendo sobre as regras e requisitos dos X-Laws.

Segunda fase do Shaman Fight

Dois meses depois, a Equipe “X-I” enfrenta a Equipe “Niles”. A luta começa com Lyserg destruindo os médiums dos Niles e incapacitando o líder da equipe adversária. O líder dos Niles usa as Asas da Morte e Lyserg lança um ataque mortal, mas para antes de terminar, por uma razão desconhecida. Jeanne entra na luta ao empurrar Lyserg de lado e pede a Marco para libertá-la, o que ele faz. Lyserg então observa Jeanne massacrar os Niles.

Mais tarde, naquela noite, Yoh visita o navio dos X-Laws e conversa com Lyserg. Após um curto confronto violento com os X-Laws restantes, Yoh é convidado a se juntar aos X-Laws pela própria Jeanne. No entanto, ele recusa. Isso faz Jeanne chorar e deixa Marco furioso. Durante a mesma noite, Lyserg ouve o plano da Equipe “X-III” e como eles querem se sacrificar para matar Hao. Ao liderá-los para não fazer isso, ele é punido por Marco. Ele é visto no dia seguinte assistindo à luta com a Equipe “Hoshi-Gumi”. Lá, enquanto chora, ele assiste horrorizado à brutal morte de toda a Equipe “X-III” por Hao.

Quando Yoh chega ao navio dos X-Laws, Lyserg observa Yoh lutar contra os X-Laws, exceto Jeanne. Ele então vê Luchist enfrentando três arcanjos ao mesmo tempo com seu próprio arcanjo: Lúcifer. Marco revela que Luchist formou os X-Laws e os abandonou por Hao. Quando fica claro que Luchist é mais forte que Marco e que seu plano é matar a Donzela de Ferro, Lyserg fica angustiado, mas Yoh revela seu plano para derrubar Luchist. Lyserg então cria um oversoul de si mesmo e corre para convencer Jeanne a ajudar em seu plano. Luchist corta o oversoul de Lyserg e percebe que foi enganado. O Zeruel de Lyserg então destrói Lúcifer e Luchist desmaia com a destruição.

Quando Anahol surpreende Marco, Jeanne, Lyserg, Tamao e Manta, matando Marco com seu chicote e forçando Lyserg a recuar usando Zeel. Em seguida, o carro explode, matando-o e a Jeanne. Ele então se encontra em Londres, perto do relógio Big Ben, sua versão do inferno, e até Pascual Abaj fica surpreso ao vê-lo ali, concluindo que ele deve ter tido uma escuridão terrível em seu coração. Lyserg é então espancado pelo Demônio Mastema. Ele percebe que se puder pensar em algo, isso pode aparecer neste mundo. Lyserg imagina a si mesmo como um anjo e acredita que será destruído, mas é esmagado novamente. Pascual diz para ele relaxar e parar de pensar tanto, ou ele realmente morrerá. Pascual então o parabeniza por pensar em uma estratégia tão rapidamente e o recompensa com Morphia e Zelel, dizendo que apenas aqueles com as almas mais fortes podem ser felizes quando estão sob ataque.

Lyserg então é revivido e usa seu novo oversoul para romper o campo de força e interromper a batalha entre a Equipe “The Ren” e a Equipe “Funbari Onsen”. Em seguida, ele mostra a eles seu novo Over Soul: Masteema Dolkeem.

Continente Mu / Invasão das plantas

Lyserg é mostrado empurrando a Donzela de Ferro (com rodas) com o grupo depois que Marco os salvou de Luchist Lasso. Ele lamenta sua perda, acreditando que Marco será morto, mas é lembrado de que eles não têm tempo para se lamentar. Opacho então se aproxima por trás para confortá-lo. Lyserg guarda os óculos de Marco em sua homenagem.

Na Planta do Vale, Lyserg enfrenta o próximo oficial, Blon, descobrindo que ambos ficaram mais fortes desde a última vez que lutaram. Lyserg começa a perder a paciência e começa a atacar. No entanto, ele não consegue acertá-lo e é baleado no peito. Blon vai finalizar os outros, mas eles são protegidos pela Donzela de Ferro Jeanne. Lyserg de repente recobra a consciência e impede o ataque de Blon usando a mão. Os outros acharam que ele estava morto, mas Lyserg explicou que os óculos de Marco eram à prova de balas e que o protegeram do golpe.

Com a raiva de Blon aumentando, Lyserg começa a examiná-lo e pensar em quando poderia atacar. A luta então termina com Lyserg explicando como a mente domina o corpo e ele executando um movimento chamado “Cremation”, que queima e mata gravemente Blon.

Ele fica observando enquanto Ren mata Magna e não faz nada durante a batalha contra Radim. Quando o grupo encontra Kalim, eles deixam Horohoro lutar contra ele, e quando não conseguem encontrar Renim na próxima Planta, Lyserg sugere incendiar toda a floresta para forçá-lo a sair e permite que Ren lute contra Nichrom sozinho. Depois de ver Thalim enfrentar o relâmpago de Ren e o gelo de Horohoro com suas plantas, ele recua percebendo que Thalim também estava preparado para enfrentar seu fogo, embora ele falhe diante do poder de erosão de Chocolove.

Quando o grupo finalmente chega à décima e última “Planta do Universo”, eles percebem que não há oxigênio e nem gravidade, e começam a se perguntar como devem lutar lá. No início, Lyserg sugere que todos se protejam com seus próprios O.S. pessoais, mas Ryu interrompe repentinamente e sugere que todos usem as cabeças de seu O.S. Yamato No Orochi para que o restante possa lutar com toda a sua força. Quando Ren questiona a responsabilidade que ele teria repentinamente, ele diz que também quer ser útil, pois o número sete é atualmente seu melhor lugar. Mesmo que eles consigam lutar com toda a sua força, eles ainda são derrotados por Rutherfor até que Yoh anule sua Over Soul.

Quando Hao finalmente desperta, ele envia uma mensagem para os Sinos do Oráculo que diz “‘tão pequeno”. Ele chega à planta final e mata todos sem esforço com um simples olhar, exceto Rutherfor, Opacho e Yoh. Depois que Hao tenta banir Yoh de sua área no Grande Espírito, Ren, Lyserg, Chocolove e Horohoro aparecem dentro dela, com os Cinco Grandes Espíritos Elementais. Uma batalha feroz entre os 5 Guerreiros Elementais e o Rei Xamã começa.

No final, Hao revela que estava apenas se preparando para o fim deles e usa o Grande Espírito para destruir um sol e criar um buraco negro que quase suga os Cinco Guerreiros até que o Trem da Alma chega e ancora todos. Eventualmente, Hao desiste de seu plano de destruir a humanidade quando sua mãe chega e todos são enviados de volta.

Funbari no Uta

Nos anos após a Shaman Fight, Lyserg frequentou e se formou na Universidade de Oxford. Ele se tornou um policial e usou suas habilidades xamânicas e habilidades de combate que aprendeu com os X-Laws para capturar criminosos. Devido à sua alta taxa de prisões, ele foi promovido para a Agência Secreta de Inteligência Britânica.

Ele ficou perceptivelmente mais alto e seu cabelo não está mais bagunçado. Ele não usa mais seu xale remendado. Em vez disso, ele agora usa um sobretudo de detetive preto e um chapéu preto. Nas imagens de Visionz, Lyserg é mostrado vestindo um terno formal e uma gravata verde, e parece que ele usa os óculos de Marco aleatoriamente.

Antes do encontro, Lyserg ajudou Chocolove em sua condicional para viajar para fora do país, apesar das dificuldades, onde os dois chegam juntos ao local de encontro, onde eles encontram Horohoro por ter assustado Asakura Hana. Assim como os outros, ele fica chocado ao ver Ren chegar em uma carruagem e mais tarde dá pistas a Horohoro sobre quem pode ser a mãe do filho de Ren, Tao Men. Após dar as boas-vindas a Yoh e Anna em casa, ele participa da festa na pousada.

Shaman King Flowers

Diferenças entre o anime e o mangá

Muitas diferenças ocorreram devido ao fato de que a série de anime de 2001 terminou antes da série de mangá, onde a ordem dos eventos e locais foi alterada.

Na série de mangá, Yoh e os outros lutaram contra Boris perto de Mesa Verde, enquanto no anime de 2001, Yoh e os outros lutaram contra Boris em uma catedral. Sua personalidade é descrita como introvertida quando ele está focado em pensamentos sérios sobre Hao, ao mesmo tempo em que é um pouco emotivo e bastante sério.

 

Curiosidades

Referências

Links externos

 

Parte dos textos acima foram adaptados e modificados a partir das wikis de Shaman King em inglês (fandom) e Wikipedia em inglês, conforme a licença CC BY-SA.